Vamos começar pelos factos:
7 Dias de votação – 27 votos – 40% a favor do processo de decisão!
Obrigado a todos pela participação!
Porque não houve tempo para sondagens (do tipo europeias) … Vamos lá então falar do processo de decisão!
Se pensarmos naquilo que é o nosso dia-a-dia, vamos seguramente reparar que passamos o dia a tomar decisões! Querem ver?
Decidimos a que horas toca o despertador, decidimos que roupa vestir, que trajecto seguir, decidimos onde ir almoçar, com quem almoçar, o que comer…carne? peixe?... Decidimos parar, ou não, quando o semáforo fica amarelo!
Sim, eu sei, querem é falar sobre as outras decisões, afinal só dei exemplos de decisões quotidianas, que na maioria das vezes fazemos por rotina, automaticamente, sem grande esforço e sem termos muita noção daquilo que nos fez afinal, decidir!
Mas é através destas que podemos pressionar o gatilho deste tema!
Há um princípio basilar no nosso funcionamento cerebral, em especial naquilo que diz respeito à tomada de decisões e a questões de avaliação… gastar a menor energia possível!
Achavam que os estereótipos e os preconceitos tinham sido inventados ingenuamente? Querem melhor forma de poupar energia e acelerar um processo de decisão ou avaliação, do que um estereótipo?! (Em breve falaremos melhor sobre este tema!)
Na maioria das suas fases, o processo de decisão é subconsciente! Simplesmente não pensamos sobre elas, não as elaboramos conscientemente, mas…elas estão lá!
Vamos a um exemplo…
Todos nós conduzimos ou já fomos conduzidos por alguém, certo?
Imaginem que estamos a ir de férias e acabámos de chegar a uma vila da costa Alentejana. Percorremos cerca de 220km e porque já levávamos pouco mais de ¼ de depósito, o que é que aconteceu? Exactamente…acendeu a luz da reserva!
Pode parecer estranho, mas é neste preciso momento que começa o nosso processo de decisão!
A necessidade foi revelada!
Continuando…
“O melhor é irmos já por gasóleo e ficamos já despachados…” “Mas onde? Conheces alguma bomba aqui perto?”
Depois de ter sido revelada a necessidade, ela dá agora origem à formulação do problema! Quase sempre em forma de questão.
“Epá, não domino aqui este lugar, vim cá uma vez, mas há muitos anos… o melhor é perguntarmos a esse senhor… encosta aí!”
O processo está a decorrer, estão a dar conta dele?! Estamos na fase da procura de informação!
“Olhem, então é assim… vocês aqui à frente têm uma Galp, depois daquela rotunda também há uma da BP e à saída da vila têm uma do supermercado…”
Uma necessidade, 3 escolhas possíveis! E agora?
“Tens aí o Galp frota da tua empresa? Onde é que está mais barato o gasóleo? Achas que ainda dá para ir até à do supermercado?”
Reúnem-se argumentos e avaliam-se alternativas!
“Vamos ali à Galp, é já aqui, é a mais perto!”
Decidimos!
“Mete aí na bomba 4 que está livre… Vais atestar?”
À decisão segue-se a própria acção, a escolha é executada! Acham que o processo acaba aqui?
“Olha esta bomba tem loja, bacano, vou ali comprar qualquer coisa para comermos!”
Durante toda a acção/execução da decisão tomada existe um processo de avaliação, gostamos, não gostamos, é-nos indiferente… há sempre um resultado percepcionado inerente à decisão tomada.
Um ano depois…
“Acabou de acender a luz da reserva, o melhor é irmos já meter gota e ficamos já despachados, vamos ali à Galp que tem a loja?”
Toda a decisão e consequente avaliação têm impactos futuros! Negativos… ou positivos!
Vamos confirmar o processo de decisão no esquema seguinte…
Qualquer processo de decisão passa invariavelmente por estas fases… olho em volta e lembro-me de alguns de pessoas próximas…
1-Vou tirar uma segunda Pós-Graduação? Qual? É assim Nuno Sobrinho?
2- Preciso de um vestido para ir ao casamento? Mas de que cor? Não é Vera?
3- Vou trocar de carro? Qual escolho? Certo Anabela?
4- Tenho que escolher um infantário para a minha filha? Mas qual? Já escolheste Rox?
5-Preciso de arranjar alguém para dar formação à minha empresa? Mas quem? Resposta óbvia Ana!
Desafio-vos a definirem e racionalizarem a decisão desta forma!
Qualquer que seja a decisão a tomar, a melhor forma de o fazermos é termos um processo!
Termos metas e objectivos faseados, sequenciais e fáceis de medir… lembram-se do Feijão Verde (Dica 2), o que é que vai acontecer se interiorizarmos o processo para uma decisão que pretendemos tomar? Vamos ficar muito mais susceptíveis e predispostos a encontrar as respostas que procuramos! A lanterna funcionará a nosso favor!
Há imensos factores que influenciam cada uma destas fases… isso ficará para uma próxima dica, mas não resisto a deixar algo no ar…
Um homem acabou de comprar um Rolex… gastou 4500euros!
Questão alternativa:
Ele comprou o Rolex por ser uma marca altamente fiável, muito preciso a dar as horas, os minutos e os segundos, porque tem imensa durabilidade e é resistente à água? Ou porque ter um Rolex dá status, tem impacto, é lindo de morrer e todos vão reparar?
A verdade é que a decisão da compra esteve nas razões emocionais!
Mas agora reparem… ele chega a casa e encontra a mulher…
“Olá Amor… olha comprei um Rolex!” "Um Rolex? Mas estás doido? Foste gastar tanto dinheiro num relógio?” “Mas olha Amor, um Rolex não dá problemas, é altamente fiável, nunca se atrasa e eu assim chego sempre a horas a casa, posso usar até na praia, porque resiste à água, e é um bom investimento porque não desvaloriza…”
E então? É isso mesmo… ele decidiu pelas razões emocionais e justificou a decisão com razões lógicas!
Para a semana há mais! Gostaram? Deixa-nos o teu feedback nos comentários à Dica!
PS:. O registo da dica refere terça-feira porque já passava da meia noite! Isto para os Planeadores não começarem já a protestar! :)
Até à próxima
Coaching View
"Envio comentário ou deixo para mais tarde, faço com mais tempo?!". DECIDO fazer já, porque sou uma compradora emocional das tuas DICAS! É genial a articulação de conceitos e aplicável a muitos aspectos da minha vida. LOGICAMENTE, fico a aguardar a próxima dica com entusiasmo...
ResponderEliminar:)
ResponderEliminarHummmm...a opção que votei!! hehe
ResponderEliminarVou ficar aguardar a dica dos estereótipos!
;)
Boa dica Coach!!! Mas fiquei com uma dúvida, amanhã já te ligo....
ResponderEliminarSobrinho!! Espero que o telefonema tenha resultado! Já agora... vais começar com o coach musical? ahhaha Posso indicar-te a pessoa certa!
ResponderEliminarProcura um empréstimo empresarial, um crédito pessoal, um crédito hipotecário, um crédito automóvel, um crédito estudantil, um crédito não garantido para consolidação, um financiamento de projectos, etc. Ou simplesmente recusa um empréstimo de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e pessoas físicas com uma taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo garantido e urgente. Para obter mais informações, envie um e-mail hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com. / whats-app +393511617486.
ResponderEliminar